Unilever testa semana de três dias.
Por Ianês Evangelista
26-04-2019

E você estaria disposto(a) à aceitar esse desafio??

O conceito de job sharing já é comum em outros países e baseia-se na ideia de compartilhamento de tarefas. Na Unilever Brasil, Carolina Mazziero e Liana Feracotta dividem o cargo de diretora de RH. Enquanto Carolina trabalha às segundas, terças e quartas, Liana fica com as terças, quartas e quintas. A folga de sexta é garantida e os horários não são fixos. A carga de trabalho foi reduzida em 40%, liberando mais tempo com os filhos, fazer cursos novos e aumentar a qualidade de vida. Para as empresas, o job sharing representa redução da planilha de gastos da empresa – o salário do funcionário é menor com esse regime – e retenção de talento.

 

Duas executivas da Unilever passaram a ter o direito de dividir o mesmo cargo e responsabilidades na direção de recursos humanos, para elas a medida significou a redução da jornada de trabalho para três dias na semana e folga permanente às sextas, o que lhes garante margem para estudar e passar mais tempo com a família.

Essa iniciativa da Unilever  tem o nome de job sharing e é uma nova tendência na área de gestão de pessoas. Em 2014, o empresário mexicano Carlos Slim, à época um dos homens mais ricos do mundo, propôs a adoção de um regime de 33 horas semanais de trabalho divididos em três dias de expediente como forma de reduzir o desemprego e melhorar a qualidade de vida de trabalhadores, desde então, diversas organizações no mundo têm recorrido a versões distintas dessa ideia na tentativa de melhorar o desempenho de colaboradores, além de proporcionar maior motivação. Claro que é necessária toda uma mudança de cultura para que propostas tão modernas alcancem a eficiência desejada, mas ousadia é uma das marcas do sucesso.

Com essa atitude, a Unilever Brasil inovou, mostrando para outras empresas e empresários que é possível conciliar a jornada de trabalho de forma a ser mais produtiva, gerando qualidade de vida tanto para os(as) funcionários(as) que se adequam a essa jornada e quanto para as famílias brasileiras, cujas crianças podem receber mais atenção de suas mães e/ou pais! Com certeza colaboradores motivados, mais produtividade e qualidade!

Fonte:https://www.linkedin.com/feed/news/unilever-testa-semana-de-tr%C3%AAs-dias-4656988/

Outras notícias

6 erros que acabam com qualquer planejamento financeiro

Fazer seu planejamento financeiro é o primeiro passo pra ter uma vida financeira mais organizada e ir atrás das suas metas. Mas tem erros que podem complicar tudo! Afinal, fazer…

Guia de Gestão Financeira em Meio a Crise.

Preparamos um Guia de Gestão Financeira, para ajudar você Empreededor(a) Empresário(a), para superar este momento. Caso tenha interesse em receber nosso Guia Completo com informações de Bancos, Linhas de Créditos…

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo, todos à favor da Vida! Dívidas estão entre os principais motivos da depressão e suicídio no país. O número de pessoas inadimplentes no Brasil é maior que 63…

Falando sobre finanças com crianças!

Educação Financeira na Escola! Quero compartilhar a minha alegria em poder colaborar com o projeto sobre educação financeira no Colégio São José! Dia de experiência muito positiva ao falar sobre…

Falando sobre Finanças Pessoais

Entrevista concedida ao Ilton Júnior na Rádio Difusora Jataí https://www.facebook.com/difusoradejatai/videos/2342224266024372/UzpfSTQ2NTUzNzU2MzgwMjg1Njo4NzE3MTc4MzY1MTgxNTg/

Unilever testa semana de três dias.

E você estaria disposto(a) à aceitar esse desafio?? O conceito de job sharing já é comum em outros países e baseia-se na ideia de compartilhamento de tarefas. Na Unilever Brasil,…