6 erros que acabam com qualquer planejamento financeiro
Por Ianês Evangelista
01-10-2020

Fazer seu planejamento financeiro é o primeiro passo pra ter uma vida financeira mais organizada e ir atrás das suas metas. Mas tem erros que podem complicar tudo! Afinal, fazer um planejamento financeiro não é só colocar seus gastos numa planilha. O quê, você achava que era?? Ai ai, vem comigo que te explico!

Por Me Poupe!

 

Pra quem tá achando que fazer planejamento financeiro é só encher uma planilha de números, eu já aviso: esse post vai mudar a sua vida! Afinal, o planejamento envolve muito mais coisas. Aliás, essa informação pode te chocar: talvez você nem precise de uma planilha pra fazê-lo.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando para a tela com a Margarete e falando “duvida?”

Pra quem estava usando até agora a desculpa de não se dar bem com planilhas pra fugir do planejamento financeiro, bom, vai ter que encontrar outra.

Mas, com ou sem planilha, existem erros que podem colocar tudo a perder. Então, nesse post, vou te mostrar que erros são esses, a importância deles e como você pode evitá-los!

 

1. Não ter metas

Você entra no seu carro, põe o cinto de segurança, dá a partida e sai de casa sem saber pra onde vai?

Não, né?

Pois é preciso saber onde você quer chegar também com o seu planejamento financeiro. E como fazer isso? Com metas!

“Me Poupe!, minha meta pode ser me organizar financeiramente? É isso que eu quero!”

É essencial você querer essa organização. Mas isso não é uma meta: é um meio! Isto é, você PRECISA se organizar financeiramente pra chegar nas suas metas. Por isso, encare a definição delas como um exercício de autoconhecimento: qual seu maior sonho? O que você precisaria fazer pra alcançá-lo? Quanto custaria? E quando você quer realizar esse sonho?

Uma meta é isso: um sonho que tem “o quê”, “quando”, “quanto” e “por quê”.

E, sim, tem técnica pra transformar seus sonhos em metas e suas metas em realidade. Duvida? A Nath já gravou um vídeo mostrando como ela faz:

 

Entendeu como um dos maiores erros no planejamento financeiro é não ter metinhas, metas e metonas?

Quer um exemplo? Talvez você nunca tenha pensado que comprar um videogame novo até o Natal é uma meta. Mas isso te ajuda a entender tudo o que você precisa fazer pra comprá-lo!

O mesmo vale pra metas maiores, como comprar um carro ou até alcançar a independência financeira e viver do rendimento dos seus investimentos.

 

2. Não ter metas realistas

“NOSSA, viver de renda é uma meta sim! Vou me planejar pra parar de trabalhar em dois anos!”

Tá… Legal… Você entendeu a ideia. Mas tem uma coisa importante: suas metas têm que ser possíveis!

E eu não tô dizendo que é impossível chegar na independência financeira em dois anos, tá? Eu não sei da sua vida financeira pra afirmar isso! No entanto, VOCÊ sabe. E, se não sabe, precisa saber muito bem pra avaliar se esse prazo é possível.

Cá entre nós: ter metas que não são nada realistas é um dos piores erros que você pode cometer no seu planejamento. Afinal, elas podem acabar te desanimando em seguir em frente. De que adianta todo esse esforço se você não vê resultado?!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando “calma!”

 

Portanto, Me Poupeira e Me Poupeiro, pode sonhar à vontade. Mas se lembre que cada sonho tem um preço e exige um tempo diferente pra chegar lá. Talvez você até precise quebrar essa metazona em várias metas menores pra não desanimar, e tudo bem! O importante é ter metas realistas e se manter empolgada e empolgado pra realizá-las.

Afinal, traçar metas realistas tem a ver com fazer contas, simular investimentos e avaliar se é possível chegar lá no tempo que você estipulou… Ou não.

Se a princípio não der e não tiver como negociar esse prazo (por exemplo, no caso da Nath, que queria ir ver a Olimpíada no Japão – se não fosse a pandemia, o ano da Olimpíada não mudaria!), você pode pensar em outras formas de conseguir. Digamos, fazendo alguns cortes no orçamento ou indo atrás de uma renda extra.

Mas, mesmo assim, seja realista, tá?!

 

3. Não saber o quanto ganha

“Ah, Me Poupe!, eu sei qual é meu salário!”

Ótimo, Me Poupeira e Me Poupeiro! Mas você sabe o quanto ganha?

Não me olha com essa cara que eu vou explicar!

O quanto você ganha é o quanto de dinheiro entra na sua conta todo mês.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

Se você trabalha com carteira assinada, por exemplo, talvez tenha, além dos impostos, outros descontos. Ou seja, se seu salário bruto é de 3.000 reais, não recebe mais de 2.612,55 reais na sua conta. Então, na hora de colocar o quanto ganha no seu planejamento, é o valor líquido que entra!

Além disso, se faz algum tipo de renda extra regularmente, recebe alguma pensão ou tem alguma outra fonte de renda, esses são valores que também são somados ao quanto você ganha todo mês.

E saber disso é ESSENCIAL pra não ter erros no seu planejamento financeiro. Afinal, como você vai saber o quanto pode gastar, o quanto deve investir e até quanto precisa cortar de gastos pra ter uma vida financeira saudável, se não souber exatamente o quanto ganha?!

Então, se você ainda tá em dúvida, um bom começo é pegar seu extrato do banco dos últimos três meses e dar uma olhada em tudo o que entrou de dinheiro. Você pode fazer isso em um caixa eletrônico, e a TecBan ainda listou mais sete motivos pra você usar mais essas máquinas, clique aqui pra ler!

Com os extratos na mão, avalie o que é recorrente e o que não é. Só fazendo isso, já dá pra ter uma noção do quanto você ganha.

 

4. Não saber onde gasta

Vamos combinar: enquanto não saber o quanto ganha é preocupante, não saber onde GASTA é alerta vermelhíssimo!

“Me Poupe!, não é pra isso que serve um planejamento financeiro?!”

Também é. Mas eu tô falando em categorizar seus gastos. Pensa comigo: faz algum sentido você saber o quanto gasta, mas não saber onde esse dinheiro tá indo?

 

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo uma careta

Um exemplo disso que eu ADORO… Calma, não é bem essa a palavra…

Na verdade, é um negócio que me deixa nervosa, com os sovacos suando, mas é um excelente exemplo porque é um dos erros que muita gente comete no planejamento financeiro: na hora de catalogar os gastos, a pessoa coloca lá “cartão de crédito”. Como se o cartão de crédito fosse um gasto só!

Agora me diz: se você precisa cortar gastos e vê escrito na sua planilha “cartão de crédito”, você vai simplesmente parar de usar o cartão? Se a resposta for sim, eu tenho certeza que seus gastos não vão diminuir. Sabe por quê? “Cartão de crédito” não é uma categoria!

“Supermercado”, “lazer”, “farmácia”, “beleza”… Essas são categorias! Então, quando você for anotar seus gastos, lembre de colocá-los nas categorias certas pra conseguir entender pra onde seu dinheiro tá indo e onde pode economizar.

5. Não pagar os boletos pra você

Você já paga boleto de aluguel, de conta de luz, de água, de internet… Então, por que não pagar um boleto pra você?!

“Me Poupe!, tá doida?? Eu quero é me livrar de boletos!”

O que você quer se livrar é de dívidas, Me Poupeira e Me Poupeiro. Afinal, boletos fazem parte da vida, são os seus gastos fixos! Afinal, não dá pra viver sem pagar conta de luz, né?

Foi pensando nessa mesma lógica que eu criei esse conceito único, exclusivo e nunca antes visto em outro lugar que não seja o blog mais rico do Brasil: o boleto que você paga pra você mesmo e você mesma. Esse boleto é o que você vai investir todo mês!

E por que eu criei isso? Porque, quando você coloca os investimentos entre seus gastos fixos, você não fica olhando pra esse dinheiro que seu cérebro QUER gastar. Assim, já garante que ele vai sair da sua conta corrente e ir trabalhar pra você realizar suas metas. Aquelas mesmas, que você já aprendeu que precisa definir pro seu planejamento financeiro fazer sentido!

Viu como tá tudo conectado?!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando “uau!”

 

6. Um dos maiores erros no planejamento financeiro: achar que é algo que você faz só uma vez!

Esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem no planejamento financeiro!

Afinal, cuidar dos seus dinheiros é algo que você precisa fazer SEMPRE, Me Poupeira e Me Poupeiro.

É tipo cortar unha, sabe? Você tem que ficar sempre de olho pra manter ela curtinha e não se arranhar por aí. Com os dinheiros, você precisa controlar todo mês o quanto entra e o quanto sai pra garantir que não tá desperdiçando e que suas metas fazem sentido.

“PERALÁ. Então eu preciso refazer o planejamento todo mês??”

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri fazendo cara de susto

 

Não! Afinal, se você tem uma certa estabilidade, é só mantê-lo e ficar de olho pra garantir que tá tudo nos conformes.

No entanto se algo mudar, você provavelmente vai ter que sentar e olhar tudo de novo. Por exemplo, se você sofrer uma demissão, ou mudar de casa, ou trocar de emprego, ou tiver um filho… Essas são coisas que vão te obrigar a rever seu planejamento.

Mas isso não é algo ruim, tá?! Pelo contrário; rever seu planejamento pode ser justamente aquela respirada que você precisa dar pra pegar mais fôlego e ir mais longe.

Falei bonito agora, hein?!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando séria e derrubando a sua colher de pau, como se ‘drop the mic’

 

Fonte: Me Poupe

Outras notícias

6 erros que acabam com qualquer planejamento financeiro

Fazer seu planejamento financeiro é o primeiro passo pra ter uma vida financeira mais organizada e ir atrás das suas metas. Mas tem erros que podem complicar tudo! Afinal, fazer…

Guia de Gestão Financeira em Meio a Crise.

Preparamos um Guia de Gestão Financeira, para ajudar você Empreededor(a) Empresário(a), para superar este momento. Caso tenha interesse em receber nosso Guia Completo com informações de Bancos, Linhas de Créditos…

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo, todos à favor da Vida! Dívidas estão entre os principais motivos da depressão e suicídio no país. O número de pessoas inadimplentes no Brasil é maior que 63…

Falando sobre finanças com crianças!

Educação Financeira na Escola! Quero compartilhar a minha alegria em poder colaborar com o projeto sobre educação financeira no Colégio São José! Dia de experiência muito positiva ao falar sobre…

Falando sobre Finanças Pessoais

Entrevista concedida ao Ilton Júnior na Rádio Difusora Jataí https://www.facebook.com/difusoradejatai/videos/2342224266024372/UzpfSTQ2NTUzNzU2MzgwMjg1Njo4NzE3MTc4MzY1MTgxNTg/

Unilever testa semana de três dias.

E você estaria disposto(a) à aceitar esse desafio?? O conceito de job sharing já é comum em outros países e baseia-se na ideia de compartilhamento de tarefas. Na Unilever Brasil,…